Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Mascagnia aptera W.R.Anderson CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 10-10-2014

Criterio: B2ab(i,ii,iii,iv)

Avaliador: Raquel

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: Eduardo Fernandez

Analista(s) SIG: Marcelo, Thiago

Especialista(s): Gustavo Martinelli


Justificativa

A espécie é endêmica do estado do Mato Grosso (Mamede, 2013), com distribuição restrita à região da Chapada dos Guimarães (Anderson, 1980; Anderson & Davis, 2005), conhecida pelo material-tipo datado de 1973, no município de Cuiabá (CNCFlora, 2013). Caracteriza-se como arbusto escandente, ocorrendo em Campos Rupestres sobre afloramentos de arenito associados ao Cerrado, em altitudes de 720 m (Anderson, 1980; Anderson & Davis, 2005). Desenvolve-se nas proximidades do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (PNCG), entretanto, a única população conhecida encontra-se em margem de estrada, fora dos limites da área protegida (CNCFlora, 2013). Apresenta AOO de 4 km² e está sujeita a apenas uma situação de ameaça considerando a pontualidade de ocorrência. Representam ameaças à espécie a ocupação humana associada ao uso direto da flora, aos pequenos desmatamentos e às construções irregulares (MMA/ICMBio, 2009), a presença de gado e o turismo desordenado no interior do Parque, gerando pisoteio excessivo e a abertura de novas trilhas e atalhos nas áreas mais fragilizadas de Veredas, Campos Úmidos e Cerrados Rupestre (MMA/ICMBio, 2009), o impacto de espécies invasoras como Pinus sp., Schinus therebenthifolius, Tithonia diversifolia, braquiária (Urochloa sp.), Melinis minutiflora, Syngonium angustatum e Leucaena leucocephala (MMA/ICMBio, 2009) e as queimadas não naturais na época seca, que alteram a estrutura e composição florística da vegetação de modo drástico (Klink et al., 2002). Essas ameaças incidentes implicam em declínio contínuo da EOO, AOO e qualidade do hábitat e do número de subpopulações. Considerando que arbustos escandentes são um grupo pouco representado nas coletas botânicas, são necessários investimentos para a busca de novos registros e ampliação do conhecimento sobre a espécie e sua distribuição. Além disso, visto que a espécie é conhecida por apenas uma subpopulação com base em registro da década de 1970, recomendam-se investimentos em planos de ação para sua conservação na natureza.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Mascagnia aptera W.R.Anderson;

Família: Malpighiaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

A espécie foi descrita originalmente na obra Contr. Univ. Michigan Herb. 14: 17. 1980; é caracterizada pelas folhas elípticas a suborbiculares, coriáceas, bastante rugosas, adpressas, três ou quatro glândulas na margem abaxialmente. Flores com pétalas vermelho-rosadas; frutos sem alas laterais, o que é utilizado como característica diagnóstica da espécie (Anderson, 1980; Anderson & Davis, 2005).

Dados populacionais

A única população conhecida de M. aptera é encontrada as margens de rodovia na região da Chapada dos Guimarães (MT); apresenta Tempo de Geração estimado em cerca de cinco anos, conforme estimado por CNCFlora (2013) para plantas arbustivas.

Distribuição

A espécie é endêmica do Brasil, com ocorrência exclusiva ao estado do Mato Grosso (Mamede, 2013); apresenta distribuição restrita a região da Chapada dos Guimarães; é conhecida por somente três coletas, todas realizada a cerca de 720 m de altitude (Anderson, 1980; Anderson & Davis, 2005; CNCFlora, 2013).

Ecologia

Arbusto escandente; ocorre em Campos Rupestres sobre afloramentos de arenito associados ao Cerrado na Chapada dos Guimarães, MT (Anderson, 1980; Anderson & Davis, 2005).

Reprodução

A espécie foi encontrada com flores e frutos em outubro (Anderson, 1980; Anderson & Davis, 2005).

Ameaças

7.1.1 Increase in fire frequency/intensity
Incidência local
Severidade high
Detalhes A espécie ocorre na região da Chapada dos Guimarães (MT); nestas regiões, em especial nas áreas adjascentes ao Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, as queimadas não naturais que ocorrem durante a época seca podem alterar a estrutura e composição florística da vegetação de modo muito mais drástico que as queimadas ocorrentes na época chuvosa (Klink et al., 2002).Tendo em vista que a maioria dos focos registrados nestas áreas e entorno ocorrem na época seca e são oriundos de causas antrópicas, percebe-se a ameaça que este fator representa para a vegetação e a flora, alterando os processos ecológicos naturais (MMA/ICMBio, 2009).

Ações de conservação

1.1 Site/area protection
Situação: needed
Observações: A espécie ocorre nas proximidades do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, entretando a única população conhecida encontra-se nas margens de estrada, fora dos limites da mesma (CNCFlora, 2013).

Referências

- Anderson, W. R. 1980b. Notes on Mascagnia in South America. Contr. Univ. Michigan Herb. 14: 17–23.

- Anderson, W. R., and C. C. Davis. 2005b. Transfer of Mascagnia leticiana to Malpighia (Malpighiaceae). Contr. Univ. Michigan Herb. 24: 45–49.

- CNCFlora. 2013. Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <www.cncflora.jbrj.gov.,br>. Acesso em 20 novembro 2013.

- Klink, C.A., H. S Miranda, M. I. Gonsalez & K.R.F. Vicentini, 2002. O bioma Cerrado, Site 3. In: Seeliger U.; C. Cardozzo; F. Barbosa (ed.). Os Sites e o Programa Brasileiro de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração, 1: 51-68

- MMA/ICMBio. 2009. Plano de Manejo do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. Brasília, DF. Disponível em: <http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/imgs-unidades-coservacao/parna_chapada-dos-guimaraes.pdf>.

- Mamede, M.C.H. 2013. Mascagnia in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB30488>.

Como citar

CNCFlora. Mascagnia aptera in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Mascagnia aptera>. Acesso em .


Última edição por Lucas Moulton em 28/11/2014 - 13:46:30